segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CES vai à escola

A Crise dos Refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais

Palestra pela Dr.ª Joana Ribeiro do CES (Centro de Estudos Sociais) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


No passado dia 7, realizou-se, no auditório da nossa escola, mais uma palestra em articulação com o CES.

Esta palestra contou com a colaboração do Grupo de Teatro, da disciplina Oficina de Expressão Dramática da turma 3.ºCPASC e da Secção da Amnistia Internacional, que dramatizaram 4 dos casos individuais de violação dos direitos humanos apresentados no presente ano letivo.

Dada a atualidade do tema e o facto de o acolhimento dos refugiados sírios estar envolto em alguma polémica, esta palestra foi da maior utilidade. Mostrou-nos que o fenómeno não é novo, mas que aspetos como o seu volume, o mediatismo, o drama e a atrofia política o tornam singular. Apontou algumas das contingências que têm dificultado o processo de integração dos refugiados, nomeadamente a falta de coordenação entre os diferentes países europeus e a não existência de uma solução global para o problema.

Da sua intervenção, ficou-nos como que um alerta para a “obrigação” que temos, enquanto sociedade, de acolher aqueles que estão a ser vítimas da guerra, uma das formas de violação dos direitos humanos.




Sem comentários:

Enviar um comentário