quinta-feira, 28 de abril de 2016

Comemoração do 25 de Abril

No dia 26 de abril, no auditório da escola, decorreu uma sessão comemorativa dos 42 anos do 25 de Abril. 
Inicialmente os alunos puderam assistir ao filme "Deus não quis" de António Ferreira que, tendo por base a canção popular "Laurindinha", mostra como a guerra colonial traçou um destino implacável para muitos jovens portugueses.

Em seguida, o professor Miguel Santos traçou as principais linhas temáticas do filme, articulando-as com a política de propaganda salazarista. De uma forma bastante dinâmica, a plateia foi levada a refletir sobre conceitos como  liberdade,  revolução, democracia ... Foi enfatizada a ideia de que a liberdade é "um tesouro".

O professor António Cação deu o seu testemunho pessoal das vivências de um jovem, na altura com 17 anos, que frequentava a faculdade e sentia que havia a necessidade de ser atuante, no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade mais aberta e democrática. Focou também  as denúncias e o medo instalado entre todos. Por último, fez  referência a dados estatísticos que confirmam o atraso do país no período do Estado Novo.
Por fim, o professor João Neves sublinhou a importância da música de intervenção e o seu papel no desenvolvimento da revolução. Destacou ainda as miseráveis condições em que o país vivia e o facto de o seu nome constar nas listas da Pide:  a sua prisão esteve  marcada para o dia 28 de abril de 1974, o que naturalmente não veio a acontecer.

Alguns alunos puderam ainda colocar questões e refletir sobre estas questões.

A par desta sessão, estão patentes duas exposições: uma bibliográfica, no átrio da escola, subordinada ao tema "Os livros e a política de espírito no Estado Novo", organizada em quatro áreas temáticas a partir das diversas coleções existentes: Biografias, História e Pátria, Império e Educação ; outra da responsabilidade da URAP (União de Resistentes Antifascistas Portugueses) sobre os 40 anos do "25 de Abril, ontem e hoje evocação, memória e luta". Em simultâneo, foram expostos cartazes alusivos ao 25 de Abril.


Sem comentários:

Enviar um comentário