quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

CES vai à escola: Árvores das Memórias - Lugares e Saberes do Sul

Numa oficina com cerca de sessenta alunos, Pedro Pereira Leite, investigador da Universidade de Coimbra, através do método do sociodrama e a partir de círculos de memória propôs um momento de aprendizagem a partir da experiência individual de cada aluno, refletindo sobre a ocupação dos seus tempos livres e profissão futura.





A abordagem dos problemas da água, da floresta, do acesso à saúde e educação, do exercício do mutualismo como um exercício do reconhecimento da diversidade dos saberes, serviram de catalisadores do debate sobre a relação da sociedade com a economia e o ambiente, no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Cada elemento do grupo foi convidado a reconhecer a diferença como um exercício de reconhecimento de si e do seu papel no grupo. Procurou-se que no final do trabalho, o grupo se reconhecesse como um conjunto de atores com capacidade de ação e transformação, com capacidade de reconhecimento e resolução dos seus conflitos como, por exemplo, num momento calamitoso, concluindo  que o espírito de entreajuda é fundamental.

Sem comentários:

Enviar um comentário