segunda-feira, 8 de maio de 2017

Rostos da escrita: à conversa com Eduardo Lopes

Eduardo Lopes, nascido em Cabo verde, em 1981, emigrou para Portugal com apenas quatro anos e fez o seu percurso escolar na nossa escola. Atualmente é adjunto de Comandante de Posto da GNR de Vila Nova de Milfontes (sargento).

Numa sessão de 90 minutos, decorreu no auditório Américo Gonçalves da escola, a apresentação do seu primeiro livro Passagens ao longo da Vida. Esta obra trata, num primeiro momento, de reflexões existenciais apresentadas de forma fragmentada, mas com um fio condutor evidente: busca de um sentido para a vida. Num segundo momento, a ação torna-se mais viva, nela participando duas personagens, uma masculina e outra feminina, a mulher amada. Recorrendo a uma linguagem quase coloquial, o leitor toma conhecimento da evolução de uma relação amorosa, em que o sentimento parece complementar o ser masculino e torná-lo mais feliz. Assim, o leitor "viaja" com as personagens pelo país e por terras marroquinas, assistindo a um verdadeiro idílio amoroso.

Para além da apresentação da obra, que esteve a cargo do seu amigo, o cabo Carlos Dolores, o orador esclareceu ainda os alunos presentes sobre a problemática do álcool e a prevenção rodoviária. Para além de toda a informação transmitida, houve lugar para o relato de casos concretos, em que ficou bem evidente a necessidade de sermos responsáveis e previdentes. Foi através de um discurso muito claro, e num clima de boa disposição, que o palestrante cativou a assistência e veiculou valores como a aprendizagem, o esforço, o trabalho, a responsabilidade, a cidadania , etc.


A equipa da BE/CRE agradece e dá os parabéns ao antigo aluno da escola!

Sem comentários:

Enviar um comentário