quinta-feira, 25 de maio de 2017

Semana da Europa


Nos dias 8 a 12 de maio estiveram patentes as exposições: “Documentação sobre a União Europeia”, “Cartoons de António” e a “Viagem pela Europa/África”.



Foi também projetado um PPT sobre ”violação de direitos nos países da UE” desenvolvido e apresentado pela turma do 12.º CE. Relativamente à documentação sobre a UE, esta foi disponibilizada gratuitamente e também para consulta; a exposição de cartoons constituiu uma seleção que satiriza os principais acontecimentos em termos políticos e económicos ocorridos em Portugal e no resto do mundo; “A viagem pela Europa/África” consistiu na apresentação de objetos emblemáticos da Hungria, República Checa, Polónia, Holanda e do continente africano, nomeadamente, Moçambique.


No dia 8, pelas 15 h realizou-se a atividade: “ O mundo em Peniche- diálogo multicultural”, em que diversos alunos da escola, oriundos de diferentes comunidades, e professora que tem as suas raízes em Moçambique, partilharam as suas culturas, hábitos e costumes.



















  O Dia Mundial do Comércio Justo comemorou-se no dia 10 de maio. A Escola Secundária de Peniche associou-se à efeméride através de um conjunto de atividades desenvolvidas no projeto integrador das turmas 2.º COM e 1.º TAT intitulado “Manobrar numa economia mais justa”, divulgando junto da comunidade escolar os objetivos, significado e importância socioeconómica do Comércio Justo. Ainda neste âmbito realizou-se uma exposição de artesanato subordinada ao tema ” Manobrar o artesanato da diferença”.











Neste sentido, os alunos destas turmas recolheram informação em áreas tão diversas como o desperdício alimentar, a pesca e a agricultura sustentáveis: estes materiais ficaram expostos em painéis, junto ao centro de recursos. Foram ainda exibidos alguns produtos hortícolas que, tendo embora a mesma qualidade que os restantes, não puderam ser comercializados por não obedecerem a padrões de calibragem e normalização.




 No dia 10, às 10h:05, realizou-se a conferência "A Europa na atualidade - Brexit", pelo orador Dr. Bruno Julião, Adjunto da Secretária de Estado de Assuntos Europeus, que fez uma retrospetiva histórica da UE, abordando ainda os atuais/futuros desafios com que a Europa se debate.

        









A Semana da Europa encerra no dia 31 de maio com a presença da Dr.ª Natacha Pimenta do Banco de Portugal, sendo oradora na sessão “ Sistema Financeiro e o Euro” destinada às  turmas 10.º CE, 2.º CPCOM e 2.º SEC.


Sem comentários:

Enviar um comentário