terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

CES vai à escola: vem explorar a tua voz para que com ela possas explorar o mundo


 Esta ação teve como objetivos aprender diferentes conceitos de áreas de saber que à partida estariam distantes e que convergem nos fenómenos acústicos, fisiológicos e aerodinâmicos de produção vocal e levar à escola resultados de investigação sobre diferenças vocais entre sexos e respetivos impactos na saúde vocal, condições de trabalho e formas de comunicação.







Nesta palestra a Dra. Filipa Lã explicou que na  
produção de uma voz estão envolvidos desde fenómenos físicos, matemáticos, psicológicos, biológicos, bioquímicos, aerodinâmicos, alguns dos quais visíveis em tempo-real com o recurso a um computador portátil, microfone, software de espectrografia e de electrolaringografia, projetor, tela de projeção (ou superfície de projeção).



Esta visualização foi feita a par com a aprendizagem de conceitos importantes da física (ex. frequências de ressonância, ondas estacionárias, reflexão do som), da matemática (ex. propagação de ondas), da biologia (ex. diferenças entre sexos também reveladas na forma como a voz é produzida, anatomia e fisiologia da laringe e do sistema respiratório), e de estratégias de prevenção de problemas vocais (exercícios práticos de aquecimento e relaxamento vocais, conselhos sobre cuidados a ter com a voz).


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