quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Parabéns Sr. Pessoa, por Afonso Dias



Afonso Dias, artista multifacetado,que nos chegou do Algarve, esteve em Peniche, no Auditório Américo Gonçalves, nos dia 21 e 23, a apresentar "Parabéns Sr. Fernando", iniciativa evocativa dos 130 anos de Fernando Pessoa.

“Parabéns, Sr. Fernando” é uma viagem pela obra de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos mais conhecidos: Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, neste ano em que se assinalam os 130 anos do nascimento do poeta da “Mensagem”.

A homenagem chegou-nos pela voz de Afonso Dias – cantor, compositor e letrista de canções, poeta intermitente, ator e encenador de teatro, dizedor de poesia.

Nunca se tendo cruzado em vida, Fernando Pessoa e António Aleixo, ambos nasceram no final do século XIX (Pessoa em junho de 1888 e Aleixo em fevereiro de 1899) e morreram no mês de novembro em meados do século XX (Fernando em 1935, António em 1949).

Afonso Dias trouxe consigo um convidado especial: António Aleixo, o poeta popular algarvio, contemporâneo de Pessoa, mas evocou também Sophia de Mello Breyner Andresen, Cecília Meireles, Camões, Jorge de Sena, António Gedeão, Carlos Drumond de Andrade, etc.

Com muita música, poesia, e alegria, sentimos, mais uma vez como é GRANDE a poesia  em língua PORTUGUESA!!!




                               ( Poema de Fernando Pessoa "Tudo o que faço ou medito", cantado por Afonso Dias)


(conto "Raízes", de Mia Couto, dito por Afonso Dias)


Sem comentários:

Enviar um comentário