Mostrar mensagens com a etiqueta DecoJovem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta DecoJovem. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Sessão sobre direitos de autor (DECOjovem) Consumer. TALKS: Brain ID: Dá valor às Boas Ideias

 A coordenadora da DECO da Delegação  do Ribatejo e Oeste, Dr.ª Suzana Pestana, esteve presente no auditório da nossa escola, no dia 27 de março, para mais um consumer.TALKS, subordinado ao tema "Dá valor às boas ideias", em que aflorou as questões sobre a propriedade intelectual, a pirataria e a contrafação. Salientou a ideia de que os consumidores, nas suas escolhas, devem respeitar a propriedade intelectual e combater a pirataria. Os produtos resultantes destes atos não respeitam os direitos do consumidor.


Salientou que é importante proteger a propriedade intelectual, porque os criadores devem ver reconhecida a sua criatividade, garantir a remuneração e contribuir para o progresso. Fez ainda a distinção entre propriedade intelectual (mundo empresarial) e direitos de autor,  focando as repercussões sociais, legais e económicas quando desrespeitamos os direitos de autor.
A sessão foi bastante dinâmica, informativa e pragmática, revelando-se especialmente útil para o público assistente, já que todos os alunos presentes têm a disciplina de Economia.

quinta-feira, 16 de março de 2017

"consumer.TALKS: confias no mundo digital"


No dia 16 de março, os alunos do 10.º CE assistiram a um colóquio promovido pela coordenadora da DECO da zona de Santarém, Dr.ª Suzana Pestana que tinha como objetivos sensibilizar os alunos para uma participação ativa na Internet; compreender a importância da privacidade e segurança online e o cumprimento dos direitos de autor e de propriedade intelectual. 



A oradora focou o uso das plataformas digitais na internet; a pegada digital "uma vez na net, para sempre na net", o cyberbullying, as compras online (vantagens e desvantagens) e, finalmente o respeito pelos direitos de autor. Os alunos tiveram ainda oportunidade de colocar questões sobre as temáticas abordadas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A turma do 2º CPQ participa no Concurso 
Green Chef (2ªedição)

A turma do 2º CPQ participa na 2ª edição do concurso Green Chef com dois livros: “Reaproveitando na cozinha” (Fig. 1) e “Comida saudável sem desperdício” (Fig. 2). Nestes poderás encontrar receitas a partir de sobras de refeições elaboradas pelos alunos como por exemplo os ovos de bacalhau, a mistura de bacalhau, batido de casca de maçã, pataniscas de faneca, panados de frango com brócolos e pudim de pão.




Fig. 1 – Reaproveitando na cozinha
Equipa JEC KITCHEN: Carlos Frederico, Eliana Eusébio, Joana Anastácio.

Fig. 2 – Comida saudável sem desperdícios
Equipa LAA COZINHA: Ana Nascimento, Leonardo Santos, Adriana Garcia.


A votação online dos melhores livros de receitas decorre até ao dia 27 de fevereiro de 2015 

Contamos com a Vossa participação!