Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da leitura. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 29 de março de 2019

"Uma aventura no bestiário "

Esta atividade, integrada na Semana da leitura, resultou de um trabalho de articulação dos alunos do 12.º AV com os alunos do 3.º ano, da professora Ana Teresa Santos, da Escola Básica do Alemão.
Deixamos aqui o registo do trabalho dos meninos e as palavras de agradecimento da professora de Artes da nossa escola. "Queria dar os parabéns aos meninos do 3º ano que nos visitaram e que, tão gentilmente, se deixaram entusiasmar pelo nosso trabalho, fazendo um registo tão engraçado e criativo!

Para todos eles um grande beijinho! E bons desenhos!
Abraço e muito obrigada,
Teresa Mendes





segunda-feira, 25 de março de 2019

Raul Brandão no Revelim

(foto gentilmente cedida pelo Sr. Carlos Tiago)
A ação realizou-se na tarde de 21 de março, no Revelim dos Remédios, sob excelentes condições meteorológicas, e consistiu fundamentalmente na leitura de textos de “Os Pescadores”, de Raul Brandão. No segundo dia de primavera deste ano, os alunos das turmas 11.º CT1 e 11.º CT2, da Escola Secundária de Peniche, tiveram oportunidade de ficar a conhecer melhor a obra do escritor Raul Brandão, especialmente no que respeita às referências associadas ao Concelho de Peniche. 
O grupo deslocou-se a pé até aos Remédios, efetuando um percurso quase retilíneo, passando por alguns bairros típicos da cidade. Acomodados nos bancos do Revelim, os alunos prestaram atenção ao enquadramento do evento. O coordenador do Programa Eco-Escolas justificou a inclusão da sessão no Plano Anual de Atividades e recordou os dias comemorativos associados à vertente ambiental, a saber: 20 de março – início da primavera, 21 de março – Dia Internacional das Florestas e 22 de março – Dia Mundial da Água. De seguida, a professora responsável pelo Projeto de Educação para a Saúde, Alice Carvalho, realçou a importância deste tipo de atividades na promoção de estilos de vida saudáveis. O enquadramento literário foi desenvolvido pela professora de Português das duas turmas envolvidas no projeto, Helena Duarte. A professora Maria José Gonçalves, responsável pela Biblioteca, contextualizou “Raul Brandão no Revelim” no âmbito da Semana da Leitura, da Escola Secundária de Peniche, intitulada "#LeiturasEmRede". Com a Galé e o campo de lapiás do Cabo Carvoeiro como cenário, os alunos foram convidados a ler excertos do capítulo “As Berlengas”, que remete para a estadia de Raul Brandão em Peniche, no ano de 1919. Refira-se que o livro “Os Pescadores” foi publicado pela primeira vez em 1923. Foram escutados trechos envolvendo a Serra D’El-Rei, Baleal, Peniche e o arquipélago das Berlengas. Durante a sessão, houve também oportunidade para um apontamento musical da responsabilidade dos discentes. O lanche foi no revelim, aproveitando-se as condições primaveris para mais uns momentos de convívio. A organização agradece ao professor Fernando Tavares a disponibilidade para nos acompanhar nesta aventura.
Salientar ainda o facto de na Biblioteca da Escola Secundária de Peniche se ter apresentado uma pequena exposição com livros de Raul Brandão. Assim, foram reunidas várias obras do escritor, nomeadamente algumas edições de “Os Pescadores”. “As Ilhas Desconhecidas” e “Húmus” também estiveram em lugar de destaque. A este propósito acrescente-se que em tempos existiu em Peniche uma livraria como o nome de Húmus. Se na freguesia de Ferrel já existem várias referências ao escritor, filho e neto de pescadores, parece faltar algo na cidade de Peniche. Talvez um mural, uma peça escultórica ou mesmo o nome associado a estrutura significativa. O realce que deu ao arquipélago das Berlengas, seria merecedor de tal homenagem. Não esqueçamos que as Berlengas integram a Freguesia de Peniche.
Termino com o excerto que de alguma forma inspirou “Raul Brandão no Revelim”: “Daqui ao cabo é meia légua através de muros, vinhas e casebres. Quero olhar para as Berlengas de mais perto. Desde que as vi fiquei cismático… A Senhora dos Remédios é escavada na rocha subterrânea, junto a fragas enormes que mal se sustentam de pé e que os vagalhões assaltam formidavelmente.”

24 de março de 2019
Francisco Félix




sexta-feira, 22 de março de 2019

Semana da Leitura "#LeiturasEmRede"


Ao longo da semana, decorreram diversas atividades de leituras partilhadas em sala de aula, conversas na tela, bem como as exposições de bestiários (12.º AV), de ilustrações do 10.º AV, de livros de Raul Brandão e  livros/documentários  alusivos ao  centenário de Sophia de M. B. Andresen na BE/CRE.






Segunda-feira (11/03), decorreu a atividade Toc’a Ler, às 11:00h, toque para leitura silenciosa, envolvendo toda a comunidade escolar. Ler implica silêncio, foco, um tempo lento. Ou seja, o contrário do que sucede com os nativos digitais. Por conseguinte, apelámos, ainda que simbolicamente, a que toda a comunidade escolar escolhesse um livro do seu agrado e dedicasse 10 minutos à leitura.































Terça-feira (12/03), às 10:20h - Leituras improváveis: a personagem da minha vida – atividade que se revelou deveras interessante, pois envolveu professores, assistentes operacionais e alunos. Os primeiros apresentaram algumas das personagens da sua vida, acabando por revelar também as suas leituras favoritas.
Às 11:20 - Diálogo Multicultural, em que uma aluna tailandesa do 11.º CT2 apresentou a sua cultura, costumes, hábitos e tradições, de forma muito dinâmica e pragmática, em língua inglesa.
Quarta-feira (13/03, às 10:20h - Aventuras de bestiários... (Escola do Alemão e 12.º AV) que consistiu  na apresentação dos bestiários ou animalários dos alunos do 12.º AV aos meninos do 3.º ano da Escola do Alemão, produzindo, estes,  em seguida, uma ilustração e uma história escrita. A interação entre estes dois grupos etários resultou em pleno.



Às 14:30h - Worshop de animação de leitura (Ilda Lopes – ESTM e 3.º TAT). Esta atividade teve como objetivos reforçar as atividades em articulação com a ESTM, promover a animação do livro e da leitura como meio de desenvolvimento e reforço de competências de literacia(s); promover a criatividade e desenvolver a imaginação e partilhar o prazer de ler e o gosto pelas histórias como uma forma não apenas de lazer, mas, sobretudo, de auto e hetero-conhecimento.

















Quinta-feira (14/03),  às 10:20h - Lê pra mim - leituras expressivas por alunos do 3.º TAT, do 12.º LH2 e pela prof.ª Fernanda Lopes  em vários espaços da escola.
Às 14:20h- Rostos da escrita: à conversa com João Pinto Coelho – Neste colóquio, o escritor falou do flagelo que foi o Holocausto e resumiu brevemente cada um dos seus livros. O auditório ficou suspenso a ouvir os horrores desta tragédia que aconteceu historicamente “ontem”.
Sexta-feira (15/03), às 11:20 - Redes e (en)redos  - cada aluno participante assumiu uma personagem do seu agrado e leu um excerto adaptado da obra Viagem a Portugal, de José Saramago. Simultaneamente lúdica e pedagógica, esta iniciativa divertiu e “enredou” os participantes. O aluno vencedor (3.º TAT) interpretou um emigrante francês de férias em Portugal.






No dia 21, às 14:20h, decorreu a atividade “Raul Brandão no Revelim”, que consistiu numa caminhada efetuada pelas turmas 11.º CT1 E CT2 até ao Revelim dos Remédios, onde os professores responsáveis pelo programa Eco-Escolas, EpS e a professora de Português enquadraram a atividade e apresentaram a vida e obra do autor, seguindo-se a leitura de excertos da obra “Os Pescadores”, intercalada com momentos musicais e de canto. No final houve um convívio salutar.


A equipa da biblioteca agradece a toda a comunidade escolar, especialmente aos alunos do 10 e 12.º AV, do 3.º TAT e do 3.º TM. A todos, votos de Boas Leituras!