quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Palestra sobre as potencialidades do diário gráfico

  No dia 26 de outubro, pelas 14:20, no auditório da nossa escola estiveram presentes as turmas de Artes (10.º e 11.º AV1), os cursos profissionais de Técnico de Multimédia (2.º TM), Técnico de Animação de Turismo (2.º TAT) e Técnico de  Receção Hoteleira para assistirem a uma palestra com o Eduardo Salavisa sobre as potencialidades do diário gráfico.


O professor Eduardo abordou o diário gráfico em alguns artistas do passado (como Eugène Delacroix e Picasso), como registo e apontamentos/esboços do quotidiano e referencial para posteriores trabalhos de pintura, muito evidente em alguns artistas do século XIX. À semelhança destes, muitos artistas da contemporaneidade utilizam o diário gráfico como registo de memórias visuais das suas viagens. 

Imagens de cadernos de viagem de Delacroix


Demonstrou a evidência do diário gráfico como momento de maior contemplação e observação dos locais, bem como da sua interiorização ao nível da memória e dos sentidos e, nesta perspetiva, ser uma prática saudável a qualquer pessoa independentemente do seu talento artístico.


Num segundo momento convidou os alunos a uma experimentação prática nos espaços da escola para registos/esboços rápidos de pormenores decorativos ou arquitetónicos. Estes últimos foram objeto de apreciação e comentário por parte do professor convidado.

Folio Óbidos, Eduardo Salavisa




Sem comentários:

Enviar um comentário