sexta-feira, 22 de março de 2019

Semana da Leitura "#LeiturasEmRede"


Ao longo da semana, decorreram diversas atividades de leituras partilhadas em sala de aula, conversas na tela, bem como as exposições de bestiários (12.º AV), de ilustrações do 10.º AV, de livros de Raul Brandão e  livros/documentários  alusivos ao  centenário de Sophia de M. B. Andresen na BE/CRE.






Segunda-feira (11/03), decorreu a atividade Toc’a Ler, às 11:00h, toque para leitura silenciosa, envolvendo toda a comunidade escolar. Ler implica silêncio, foco, um tempo lento. Ou seja, o contrário do que sucede com os nativos digitais. Por conseguinte, apelámos, ainda que simbolicamente, a que toda a comunidade escolar escolhesse um livro do seu agrado e dedicasse 10 minutos à leitura.































Terça-feira (12/03), às 10:20h - Leituras improváveis: a personagem da minha vida – atividade que se revelou deveras interessante, pois envolveu professores, assistentes operacionais e alunos. Os primeiros apresentaram algumas das personagens da sua vida, acabando por revelar também as suas leituras favoritas.
Às 11:20 - Diálogo Multicultural, em que uma aluna tailandesa do 11.º CT2 apresentou a sua cultura, costumes, hábitos e tradições, de forma muito dinâmica e pragmática, em língua inglesa.
Quarta-feira (13/03, às 10:20h - Aventuras de bestiários... (Escola do Alemão e 12.º AV) que consistiu  na apresentação dos bestiários ou animalários dos alunos do 12.º AV aos meninos do 3.º ano da Escola do Alemão, produzindo, estes,  em seguida, uma ilustração e uma história escrita. A interação entre estes dois grupos etários resultou em pleno.



Às 14:30h - Worshop de animação de leitura (Ilda Lopes – ESTM e 3.º TAT). Esta atividade teve como objetivos reforçar as atividades em articulação com a ESTM, promover a animação do livro e da leitura como meio de desenvolvimento e reforço de competências de literacia(s); promover a criatividade e desenvolver a imaginação e partilhar o prazer de ler e o gosto pelas histórias como uma forma não apenas de lazer, mas, sobretudo, de auto e hetero-conhecimento.

















Quinta-feira (14/03),  às 10:20h - Lê pra mim - leituras expressivas por alunos do 3.º TAT, do 12.º LH2 e pela prof.ª Fernanda Lopes  em vários espaços da escola.
Às 14:20h- Rostos da escrita: à conversa com João Pinto Coelho – Neste colóquio, o escritor falou do flagelo que foi o Holocausto e resumiu brevemente cada um dos seus livros. O auditório ficou suspenso a ouvir os horrores desta tragédia que aconteceu historicamente “ontem”.
Sexta-feira (15/03), às 11:20 - Redes e (en)redos  - cada aluno participante assumiu uma personagem do seu agrado e leu um excerto adaptado da obra Viagem a Portugal, de José Saramago. Simultaneamente lúdica e pedagógica, esta iniciativa divertiu e “enredou” os participantes. O aluno vencedor (3.º TAT) interpretou um emigrante francês de férias em Portugal.






No dia 21, às 14:20h, decorreu a atividade “Raul Brandão no Revelim”, que consistiu numa caminhada efetuada pelas turmas 11.º CT1 E CT2 até ao Revelim dos Remédios, onde os professores responsáveis pelo programa Eco-Escolas, EpS e a professora de Português enquadraram a atividade e apresentaram a vida e obra do autor, seguindo-se a leitura de excertos da obra “Os Pescadores”, intercalada com momentos musicais e de canto. No final houve um convívio salutar.


A equipa da biblioteca agradece a toda a comunidade escolar, especialmente aos alunos do 10 e 12.º AV, do 3.º TAT e do 3.º TM. A todos, votos de Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário