terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Parede Económica - atualizada no mês de fevereiro





CES vai à escola: "Direitos LGBT são Direitos Humanos"



A Constituição da República Portuguesa proíbe, no seu artigo 13º, a discriminação com base na orientação sexual. Ainda assim, a discriminação dá muitas vezes lugar à violência, com consequências sérias como o bullying e o suicídio. Na sessão havida no auditório da nossa escola, no dia 6 de fevereiro, abordaram-se questões relacionadas com orientação sexual e identidade de género, com base na Sociologia da Sexualidade e no Direito. 
A sessão esteve organizada da seguinte forma: 1) Conceitos; 2) Direitos LGBT; 3) Discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género; 4) Violência homofóbica/ transfóbica; 5) Ferramentas anti-discriminação. 
Na sessão, pretendeu-se refletir coletivamente acerca de mitos, factos e custos associados à discriminação e à violência sexual enquanto elementos que violam os direitos humanos de todas as pessoas. O debate, grandemente dinamizado por elementos pertencentes ao clube dos direitos humanos, permitiu refletir sobre as seguintes questões: a) Como podem as sociedades contemporâneas preparar uma resposta mais eficaz face ao ódio e violência contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros? b) Qual o papel que cada um/a de nós deve desempenhar, e qual a nossa responsabilidade individual e coletiva?

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

CSI- Caça Secreta de Investigação na BE


Já foi apurado o vencedor do concurso CSI. Está de parabéns uma aluna do 10.º CT1, que seguiu as pistas, e identificou corretamente o livro. A aluna irá receber um prémio que será entregue na aula de Português. Estejam atentos, pois em breve surgirá a 2.ª edição do concurso!


Campanha Relâmpago


Pedido de solidariedade

Em Timor os alunos têm muita dificuldade em aceder a material escolar, nomeadamente, cadernos, lápis,  bem como livros escolares de leitura acessível (infanto-juvenil).