terça-feira, 15 de abril de 2008

Comentário ao Livro: “Capitães da Areia”

O Livro “Capitães da Areia” foi escrito por Jorge Amado em 1937. Esta obra retrata, principalmente, a vida das crianças abandonadas do Brasil, na qual o autor tenta demonstrar as grandes diferenças sociais existentes e os efeitos da marginalidade nas crianças, discriminadas por um sistema social corrupto.
Achei muito interessante o facto da introdução de diferentes personagens provocar uma modificação de sentimentos e, até de carácter, de grande parte dos elementos do grupo, ao fazerem com que estes se sentissem tratados com dignidade e como Homens e ao permitirem a descoberta do Amor verdadeiro por alguns elementos. Este facto contribui para que grande parte do grupo se integrasse na vida em sociedade. No entanto, alguns não o conseguiram e entregaram-se totalmente à marginalidade.
A meu ver, o autor, ao demonstrar o destino final de cada personagem e a forma como este o conseguiu, transmite a sua confiança no Homem e no poder que este possui para mudar o seu Destino, e o dos que o rodeiam, e lutar pelos seus direitos e objectivos.
O escritor apela à reflexão por parte do leitor acerca dos problemas sociais que o rodeiam, assim como, da forma como este pode agir perante esta realidade.
Inês Estrelinha, 10ºCE1, nº10

Sem comentários:

Enviar um comentário