terça-feira, 14 de julho de 2015

SUGESTÕES DE LEITURA
Pelo Professor António Cação


Cem Anos de Solidão é uma obra do escritor colombiano Gabriel García Márquez, Prémio Nobel da Literatura em 1982, e é atualmente considerada uma das obras mais importantes da literatura latino-americana.

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo."

Com estas palavras começam estes Cem Anos de Solidão. A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incesto, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.

Fonte:
http://www.wook.pt/ficha/cem-anos-de-solidao/a/id/70606

Luuanda (1963), da autoria de Luandino Vieira (1935-), é uma obra histórica, vista como um autêntico livro de rutura com a norma portuguesa.
Pelo cariz inovador, mereceu o reconhecimento geral e foi galardoado com dois importantes prémios - 1.º Prémio D. Maria José Abrantes Mota Veiga, atribuído em Luanda em 1964, e o 1.º Prémio do Grande Prémio da Novelísta, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores, em 1965.

Luuanda é composto por três histórias - ou "estórias", como o próprio Luandino Vieira gosta de retratar: "Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos", "A estória do ladrão e do papagaio" e "A estória da galinha e do ovo". Todo o texto de Luuanda apresenta-se com uma forte dramatização, teatralização, onde toda a narrativa nos descreve e dá a conhecer o espaço angolano,sempre em contraste absoluto com o espaço do homem branco - os prédios, as casas,as ruas asfaltadas e limpas, o espaço claro e arejado. As "estórias" de Luuanda retratam as coisas do dia a dia dos musseques angolanos: as histórias das famílias, o ambiente caótico, de confusão, que a própria arquitetura do musseque representa; o conforto de ideias e comportamentos entre novos e velhos e entre pretos e branco que lá entravam por diversos motivos: inspecionar os andamentos, cobrar as rendas, policiar os desacatos, etc.

Fonte:
http://www.infopedia.pt/$luuanda


Sem comentários:

Enviar um comentário