Tendo em vista celebrar o dia Mundial do Cinema,5 de novembro, projetámos o filme Missão, de Rolland Joffé, que retrata os conflitos vividos no Brasil, no século XVIII, entre os índios e os colonos. Da ficha técnica destaca-se a excelente prestação dos actores Robert de Niro e Jeremy Irons e a banda sonora de Enio Morricone, contribuindo para enfatizar a profunda tensão vivida. Mas o óscar foi atribuído à direção de fotografia de Chris Menges, explorando com competência a absurda beleza das cachoeiras, dos rios e da floresta local.
Os alunos de Português de 11.º ano da escola puderam assistir ao filme e acederem assim a uma boa fonte de contextualização da época da obra Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira.
Esteve também patente na BE/CRE uma exposição subordinada ao tema: A História do Cinema e Grandes Filmes. A par dos grandes marcos históricos do cinema, desde a invenção dos irmãos Lumiére, passando por Meliés até à atualidade, destacámos também uma coleção de Grandes Realizadores,do jornal Público.
Sem comentários:
Enviar um comentário