quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Madalena Formigo: uma escritora da nossa idade

Dia 19 de janeiro, na Escola Secundária de Peniche, Madalena Formigo, de 16 anos, apresentou o seu primeiro livro Os Tempos Antes das Almas. Nasceu em Lisboa e frequenta o 11.º ano de Línguas e Humanidades na Escola Secundária da Amadora.

A obra, começou a autora  a escrevê-la com apenas 13 anos de idade, tendo sido lançada o ano passado, pela Chiado editora. 


Este romance reporta-se aos anos 60 e retrata a vida de uma rapariga, filha de um senador dos EUA, que fora expulsa de casa por decisões que tomou contrárias aos ideais da sua família. Enquanto andava na rua, procurou o seu irmão que, tal como ela, tinha sido expulso de casa. Foi nela própria que se inspirou para construir a personagem principal, Angie, nome retirado de uma canção dos
Rolling Stones.

Entre as suas paixões está a escrita, a música e o cinema. 


Por isso, o seu livro foi inspirado também em Jim Morrison, um dos seus ídolos. A autora percebeu que a música passa uma mensagem e, desde cedo, quis percebê-la. Não é por acaso que Madalena faz parte de uma banda, Breaking Streams

Quanto à leitura, Madalena afirma que este gosto lhe foi incutido pelo pai, que também lia e opinava sobre a sua escrita.

O seu lema de vida é lutar para mudar a sociedade. Apesar de excelente aluna, não pensa ir para a universidade, pois diz ter o sonho de viajar, conhecer o mundo e contribuir para uma "melhoria global". Estabelecer objetivos é essencial, quem não o faz está "perdido". Perdida esta jovem autora não parece estar, pois brevemente sairão um segundo livro e um CD.

Mariana Tavares Farto
n.º 22, 10.ºCT3


Sem comentários:

Enviar um comentário