segunda-feira, 7 de março de 2016

Semana da Leitura "Elos de leitura" - 29 de fevereiro a 4 de março


Subordinada ao tema “Elos de Leitura”, decorreu, de 29 de fevereiro a 4 de março, a 10.ª edição da Semana da Leitura, a qual se propunha estimular nos alunos o prazer de ler, proporcionando simultaneamente momentos de reflexão à volta da globalização, do pluralismo, da multiculturalidade e da heterogeneidade. Porque a leitura cria elos de informação e de compreensão, esta conduz-nos à aceitação da diferença e do outro, contribuindo, assim, para a criação de uma sociedade mais justa e inclusiva.


As atividades iniciaram-se com “Rostos da Escrita: à conversa com Pat R”, nome artístico de Patrícia Ribeiro, jovem escritora que publicou o seu primeiro livro em 2014, Inércia, em 2015, O pijama da Gata e, recentemente, Os Homens nunca saberão nada disto, a obra que nos apresentou. A escritora revelou-nos o processo de criação literária e a importância da música na génese da mesma, nomeadamente Led Zepellin e o rock psicadélico. Além disso, a escritora convidou 23 ilustradores e um músico que recriaram o universo das personagens, o que levou à criação de um livro de extras (CD e ilustrações) que acompanham a obra.








                Seguiu-se uma leitura dramatizada “Os elos da leitura”, atividade que teve como objetivo mostrar que o texto literário é plurissignificativo e suscetível de diferentes leituras. Os alunos foram convidados a apresentar a sua perspetiva de análise, através da recriação e fazendo uso da criatividade e de outros códigos para além do linguístico.











A atividade denominada “Intervalo Poético”, que tem sido uma constante ao longo dos anos, permitiu à comunidade educativa partilhar a leitura de textos poéticos, acompanhada pela música. Partilharam-se igualmente textos originais, criados pelos poetas “da casa”.


Em “Diálogos de multiculturalidade”, pretendeu-se levar os alunos a refletir sobre a aceitação e a integração da diferença, sobretudo com base na cultura e na língua, através de testemunhos e vivências pessoais, e dando voz aos alunos e professores oriundos de países estrangeiros ou que experienciaram a migração.































Na “Hora do Conto”, uma turma do ensino básico veio até à Escola Secundária e refletiu sobre a aceitação da diferença, através da animação da leitura da fábula Todos diferentes, todos animais, de Liliana Gonçalves, aqui deliciosamente contada pela professora Sofia Fazendeiro.






















A par destas atividades, decorreu a exposição de trabalhos em que a leitura se alia a outras áreas, nomeadamente: às artes visuais que ilustraram várias obras literárias, estabelecendo a interdisciplinaridade com as disciplinas de Português e de  Desenho; Biologia que, numa simbiose ciência/literatura, recriou a poesia de António Gedeão com a utilização de elementos vivos.

















Durante a semana, foi feita a partilha de leituras em sala de aula.
A promoção do gosto pela leitura, bem como das restantes literacias, nunca se poderá restringir a uma semana no ano letivo. Nessa medida, a BE/CRE dinamiza, ao longo do ano, várias iniciativas com esse objetivo.




Sem comentários:

Enviar um comentário