quarta-feira, 25 de maio de 2016

Poeta da Semana

Chegamos ao final de um ano letivo e à derradeira fase do concuso "Poeta da Semana". O júri constituído pelos professores Manuel Martins, Helena Duarte e Maria José Gonçalves desvendam o resultado final e dão os parabéns a todos os participantes, os quais revelaram criatividade e originalidade  na produção poética, a saber, João Ferreira, 12.º CT1, João Veríssimo, 11.º AV1, Mariana Madeira, 10.º CT1 e Sara Baptista, 3.º CPASC.

Os grandes vencedores, no escalão A foi o aluno David Alexandre, n.º18, 12.ºCE1; no escalão B, foi o professor Francisco Félix do G520.

                Poema do Ano – Escalão A


Mestre de Avis ao paço corre,
Pelos seus homens escoltado.
Pungem Conde Andeiro, que morre,
Valido da rainha ordenado.

O golpe do palácio ameaça
Tornar-se numa insurreição geral,
Já que uma notícia esvoaça
Para além do paço real.

A população foi alertada,
Para a Avis dar cobertura,
Que é o conde quem segura a espada
Por mensageiros em loucura,

Pelas ruas, a cavalo, correndo,
Enquanto a pulmões gritavam:
«Matam o Mestre!» e precavendo:
«Acudam o mestre, que o matam!».

Uma imensa multidão, armada e raivosa,
Ameaça ao paço deitar fogo.
Cada vez mais agitada e ansiosa
Para ao príncipe ir em socorro.

Sabe-se a verdade, agora:
Ninguém quer matar o Mestre.
Alteia o rumor cá fora
E torna-se o clima agreste.

Ordenou à gente que se aquietasse,
Quando ocorreu à janela D. João,
Que a casa regressasse,
Mas o povo não obedece.
Começou uma revolução!


                       O Efémero 

(David Alexandre, n.º18, 12.ºCE1)

Poema do Ano – Escalão B

Renascido

Naufraguei nas memórias de London
Convenci-me que o palácio dos excessos
Levava mesmo ao palácio da sabedoria
Bati no fundo
Fui ao limite
Quando zero tende para infinito
Com o plano cada vez mais inclinado
Perdi o dom da palavra
Mesmo empolgado
Fui atingido pelo remanescente das ondas gravitacionais
Olharam-me de soslaio
Como ao cão das Escadinhas de S. Crispim
Abandonei-me
Numa progressão geométrica
Diluí-me
Dobrei-me
A autólise transparecia
Mergulhei profundamente…
Na caverna recuperei fragmentos de lucidez
Pedaços de vida e de amor
Reintegrei personagens
Ideias e sentires
Confesso
Amparam-me
Recaí
Degrau a degrau
Tornei-me mais forte
Levantado do Chão
As circunvoluções retomaram o aspeto de ondas perfeitas
Voltei a ser livre
A amar a natureza
E a natureza humana
Readquiri a clarividência
Estou de regresso
Renasci

                            Martin Wolf
(Francisco Félix, professor do G520)


Agradecemos a partilha das suas criações literárias.Na próxima semana ocorrerá a atribuição dos prémios aos dois vencedores, bem como os certificados a todos os participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário