terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Rostos da Escrita: à conversa com Inês Brasão

 A palestra decorreu no auditório da escola, pelas 16:25, tendo como público os alunos das turmas dos cursos profissionais de técnicos de receção hoteleira, em animação de turismo e de comércio. Esta estruturou-se em dois momentos:
Primeiramente, a propósito da comemoração do Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a oradora chamou a atenção não só para este dia, mas também para o dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), como sendo importantes para a reflexão e consciencialização para a discriminação de género.
Focou também as origens da violência: pensamento binário e redutor;  até 74, as mulheres não eram vistas como cidadãs de direito, sendo a mulher vista como ser diminuído e fraco. Este facto foi ilustrado com vários exemplos.
Por outro lado, a arte, especialmente o cinema, tem sido a forma de trazer a mulher para a “cena”, contribuindo para as mudanças de mentalidade.
Num segundo momento, foi apresentada a temática do livro Hotel, os Bastidores que, na opinião da autora, é uma homenagem aos trabalhadores do hotel: “este livro é sobre quem está atrás do pano, e tentei compreender melhor o sentido da profissão, a relação com os clientes, os tiques, as peripécias, os medos, as brincadeiras, as técnicas, os turnos, os cansaços, as rotinas, as folgas”.
De uma forma muito clara ficamos assim a conhecer os bastidores de um hotel e algumas histórias interessantes que envolvem os profissionais desse espaço. 

Sem comentários:

Enviar um comentário