quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Reflexão sobre a ambição

A ambição, como desejo de atingir algo maior, é um dos valores cada vez mais característicos do Homem como ser racional, contudo, apenas é positivo dentro de limites saudáveis.
Pode assumir várias vantagens como o facto de “obrigar” aquele que ambiciona a lutar pelos seus objetivos, desenvolvendo assim competências como, por exemplo, a autonomia, a ética e a valorização do esforço, mas também o altruísmo, que poderá, de alguma forma, ajudar a melhorar o ambiente que se vive no momento, ao atingir uma posição de ser exemplar e de poder. Neste contexto, pode-se associar a ambição ao conceito de aspiração.
Por sua vez, a ambição pode ser também sinónimo de avareza e cobiça, o que apenas demonstra a falta de ética e de altruísmo, ocupando uma posição malsã em vários aspetos. Alguém com esta forma de ambição possui, geralmente, más relações interpessoais e toma decisões egoístas, uma vez que não alcançou a sua posição por mérito próprio.

Na minha opinião, a ambição é um valor muito bipolar e cada vez mais se observa a sua presença na sociedade contemporânea sob a forma de cobiça. 
Aluno do 10.º CT2

Sem comentários:

Enviar um comentário