Esta ação teve como objetivos aprender diferentes conceitos de áreas de saber que à partida estariam distantes e que convergem nos fenómenos acústicos, fisiológicos e aerodinâmicos de produção vocal e levar à escola resultados de investigação sobre diferenças vocais entre sexos e respetivos impactos na saúde vocal, condições de trabalho e formas de comunicação.
Nesta palestra a Dra. Filipa Lã explicou que na
produção de uma voz
estão envolvidos desde fenómenos físicos, matemáticos, psicológicos,
biológicos, bioquímicos, aerodinâmicos, alguns dos quais visíveis em tempo-real
com o recurso a um computador portátil, microfone, software de espectrografia e
de electrolaringografia, projetor, tela de projeção (ou superfície de
projeção).
Esta visualização foi feita a par
com a aprendizagem de conceitos importantes da física (ex. frequências de
ressonância, ondas estacionárias, reflexão do som), da matemática (ex.
propagação de ondas), da biologia (ex. diferenças entre sexos também reveladas
na forma como a voz é produzida, anatomia e fisiologia da laringe e do sistema
respiratório), e de estratégias de prevenção de problemas vocais (exercícios
práticos de aquecimento e relaxamento vocais, conselhos sobre cuidados a ter
com a voz).
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