sexta-feira, 13 de abril de 2018

Colóquio "Mineralogia no séc. XXI"



Pelas 14h20 decorreu no auditório da escola o colóquio subordinado ao tema "Mineralogia do séc. XXI", tendo como público-alvo as duas turmas de Ciências e Tecnologias de 11.º ano, da disciplina de Biologia e Geologia cujos conteúdos programáticos englobam o tema da palestra. Partindo das questões "O que é a mineralogia? A mineralogia aos longo dos tempos, que imagem têm da mineralogia? O que é um mineral? Qual o papel da mineralogia como área interdisciplinar,que sustenta outras áreas das Ciências da Terra, como a Petrologia, a Geologia Económica e a Geologia Ambiental?", a Dra. Elsa Gomes esclareceu a distinção entre cristalinidade, substâncias antropogénicas e substâncias biogénicas. Demonstrou ainda como consultar o (IMA) International Mineralogical Association.
A sessão foi iniciada com a definição da mineralogia moderna segundo Ian Parsons (2002), como uma atividade interdisciplinar, poderosa e empenhada suportando todas as áreas das Ciências da Terra.





















Na segunda parte do colóquio, a oradora debruçou-se sobre a Geologia Ambiental, área da Ciência e da Terra, estabelecendo a relação dos minerais no ambiente com a saúde humana e focando a nocividade de alguns tipos de absestos (amianto), produtos largamente utilizados na indústria da construção civil no século passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário