quinta-feira, 17 de maio de 2018

Semana da Europa


Pais Fundadores da UE

Resultados Barómetro Fiscalidade


Cartoons, de António

Dizeres Penicheiros

Nos dias 7 a 11 de maio estiveram patentes as exposições: “Documentação sobre a União Europeia”, “Cartoons de António”, Ordem dos economistas - Resultados Barómetro Fiscalidade (prof.ª Alda Gouveia), “Dizeres Penicheiros” — 1º RH, 2º TAT e 3º COM (prof. António Cação), placard com “os Pais Fundadores da UE”. Também ao longo da semana houve a projeção de trabalhos sobre Cultura e Civilização Francesa:  “La France en Flash”, na sala de convívio dos alunos, o hastear das Bandeiras - 1º RH, 2º TAT e 3.º COM (prof. António Cação) e projeção de vídeos subordinados ao tema “Peniche: Património e História de uma pequena cidade na Europa - 2º TM”.

Peniche: Património e História de uma pequena cidade na Europa






Relativamente à documentação sobre a UE, esta foi disponibilizada gratuitamente e também para consulta; a exposição de cartoons constituiu uma seleção que satiriza os principais acontecimentos em termos políticos e económicos ocorridos em Portugal e no resto do mundo; esta informação foi ainda complementada com um PPT com dados relevantes da UE projetado na BE/CRE (prof. David Silva).
Nos dias 7 e 11 de maio, na sala de convívio dos alunos houve um momento gastronómico - 3º SEC (profª Estela Pinto).

Conferência "O que é Erasmus?"




No dia 8, pelas 15h20 realizou-se a conferência: “ O que é Erasmus?”, PAP do aluno Matheus Torres (3.º SEC) com a presença do Dr. Manuel Luís da Associação Juvenil de Peniche e o testemunho de uma aluna belga que escolheu o nosso país para aderir a este projeto.

Colóquio "Património Cultural Local"




No dia 9 de maio, das 11h20 às 13h10 teve lugar o Colóquio: “Património Cultural Local”, em que o orador, Dr. Adriano Constantino  sensibilizou os presentes para a importância da Associação Patrimonium, focando a sua história, objetivos e principais iniciativas. Abordou a relevância das tradições, expondo as repercussões no turismo e na economia. Explicou ainda as várias definições de património, recorrendo frequentemente a exemplos da realidade dos alunos e num registo linguístico muito acessível. Na segunda sessão, debruçou-se sobre a história de Peniche, estabelecendo uma articulação com a União Europeia.

Ainda nesta semana a escola teve a visita de uma turma do 3.º ano da Escola do Filtro, recebida pela turma 1.º RH, que assistiu ao hastear das bandeiras, identificando-as e cantando no final o hino nacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário