segunda-feira, 11 de março de 2019

Colóquio "Dos electrões às galáxias, passando pelo Homem" - Manuel Fiolhais

O professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra, Manuel Fiolhais, esteve dia 7 de março na nossa escola, onde deu uma palestra muito dinâmica e pragmática intitulada “Dos electrões, às galáxias, passando pelo Homem” dirigida aos alunos e também a alguns professores.
Manuel Fiolhais explicou que o foco da sua palestra incide sobre a importância da ciência no nosso dia a dia e o quanto ela pode mudar o quotidiano dos seres humanos, “o objetivo é divulgar junto dos alunos algo que não se faz nas aulas, nomeadamente, o facto de queremos estudar todos os sistemas físicos, nos quais estamos e cujos comportamentos queremos estudar, e que vão desde o que se passa nas entranhas da matéria dos átomos, dos núcleos, dos protões até aos confins do universo”.
Simplificando a linguagem da Física, o professor catedrático referiu que é do conhecimento que os cientistas, designadamente, os físicos procuram que, normalmente, resultam “os desenvolvimentos tecnológicos que tornam a nossa vida muito mais confortável e longa”.
E deu como exemplo a Internet, esclarecendo que foi num dos maiores laboratórios de física de partículas do mundo, (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) CERN, na Suíça, que se criou a Internet, essa tecnologia sem a qual hoje não podemos viver.
Manuel Fiolhais chamou ainda a atenção para o facto de quando os cientistas estão a fazer as suas descobertas  respondem a perguntas que não têm a ver com o nosso dia a dia, porque eles pretendem é conhecer os fenómenos no universo, no entanto, é a partir desta descrição que eles ficam satisfeitos porque veem a perguntas respondidas. É é daí que depois há consequências que, muitas vezes as pessoas não se apercebem, mas que efectivamente mudam o mundo”.


Manuel Fiolhais from Biblioteca ESP on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário