Segunda-feira (11/03), decorreu a atividade Toc’a Ler, às 11:00h, toque para leitura silenciosa, envolvendo toda a comunidade escolar. Ler implica silêncio, foco, um tempo lento. Ou seja, o contrário do que sucede com os nativos digitais. Por conseguinte, apelámos, ainda que simbolicamente, a que toda a comunidade escolar escolhesse um livro do seu agrado e dedicasse 10 minutos à leitura.
Terça-feira (12/03), às 10:20h - Leituras improváveis: a personagem da minha vida – atividade que se revelou deveras interessante, pois envolveu professores, assistentes operacionais e alunos. Os primeiros apresentaram algumas das personagens da sua vida, acabando por revelar também as suas leituras favoritas.
Às 11:20 - Diálogo Multicultural, em que
uma aluna tailandesa do 11.º CT2 apresentou a sua cultura, costumes,
hábitos e tradições, de forma muito dinâmica e pragmática, em língua inglesa.
Quarta-feira (13/03, às 10:20h - Aventuras de bestiários... (Escola do Alemão
e 12.º AV) que consistiu na apresentação
dos bestiários ou animalários dos alunos do 12.º AV aos meninos do 3.º ano da
Escola do Alemão, produzindo, estes, em
seguida, uma ilustração e uma história escrita. A interação entre estes dois
grupos etários resultou em pleno.
Às 14:30h - Worshop de animação de leitura (Ilda Lopes – ESTM e 3.º TAT). Esta
atividade teve como objetivos reforçar as atividades em articulação com a ESTM,
promover a animação do livro e da leitura como meio de desenvolvimento e
reforço de competências de literacia(s); promover a criatividade e desenvolver
a imaginação e partilhar o prazer de ler e o gosto pelas histórias como uma
forma não apenas de lazer, mas, sobretudo, de auto e hetero-conhecimento.
Quinta-feira (14/03), às 10:20h - Lê pra mim - leituras expressivas por alunos do 3.º TAT, do 12.º LH2
e pela prof.ª Fernanda Lopes em vários
espaços da escola.
Às 14:20h- Rostos da escrita: à conversa com João Pinto Coelho – Neste
colóquio, o escritor falou do flagelo que foi o Holocausto e resumiu brevemente
cada um dos seus livros. O auditório ficou suspenso a ouvir os horrores desta
tragédia que aconteceu historicamente “ontem”.
Sexta-feira (15/03), às 11:20 - Redes e (en)redos - cada aluno participante assumiu uma personagem
do seu agrado e leu um excerto adaptado da obra Viagem a Portugal, de
José Saramago. Simultaneamente lúdica e pedagógica, esta iniciativa divertiu e
“enredou” os participantes. O aluno vencedor (3.º TAT) interpretou um emigrante
francês de férias em Portugal.
No dia 21, às 14:20h, decorreu a atividade “Raul Brandão no Revelim”, que consistiu numa caminhada efetuada pelas turmas 11.º CT1 E CT2 até ao Revelim dos Remédios, onde os professores responsáveis pelo programa Eco-Escolas, EpS e a professora de Português enquadraram a atividade e apresentaram a vida e obra do autor, seguindo-se a leitura de excertos da obra “Os Pescadores”, intercalada com momentos musicais e de canto. No final houve um convívio salutar.
A equipa da biblioteca agradece a toda a comunidade escolar, especialmente aos alunos do 10 e 12.º AV, do 3.º TAT e do 3.º TM. A todos, votos de Boas Leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário