segunda-feira, 13 de maio de 2019

Semana da Europa - 2019








Nos dias 6 a 10 de maio estiveram patentes as exposições: “Documentação sobre a União Europeia”; “Cartoonices de António”; Resultados do quarto Barómetro trimestral  de Fiscalidade da Ordem dos Economistas, o último de 2018 - (prof.ª Alda Gouveia- embaixadora sénior) e  placards com “os Pais Fundadores da UE”; divulgação das Eleições Europeias 26 de maio de 2019 - destavezeuvoto.eu. e a comemoração dos 20 anos do euro. Foram também divulgados os trabalhos dos alunos da turma 11.º CE (embaixadores júniores) sobre a UE (orientados pela prof.ª Adelaide Dias – embaixadora sénior) no âmbito do Programa Pedagógico "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", tendo os mesmos sido projetados pelos diretores de turma nas suas aulas no dia 9 de maio (Dia da Europa). Houve ainda o hastear das Bandeiras - 2.º RH, 3.º TAT e 1.º TP (prof. António Cação). 
Também as assistentes operacionais colaboraram com uma intervenção no âmbito da sua formação RVCC Profissional: atividades de expressão plástica, musical, lúdica e cultural.












Relativamente à documentação sobre a UE, esta foi disponibilizada gratuitamente e também para consulta (resultante dos contactos efetuados pela prof.ª Alda Gouveia); a exposição de cartoons constituiu uma seleção que satiriza os principais acontecimentos em termos políticos e económicos ocorridos em Portugal e no resto do mundo ao longo do ano 2018 até à presente data.




No dia 8, às 10h20 realizou-se o colóquio: “Diálogo Multicultural” que consistiu numa apresentação dos nossos alunos estrangeiros, destacando o seu país de origem, no que diz respeito à sua língua, tradições, usos e costumes, etiquetas sociais, gastronomia, música, monumentos principais, entre outros.



No dia 9, às 10h20, realizou-se o encontro “A EUROPA VAI À ESCOLA" - #EUandMe oportunidades para os jovens “, com a presença da Dr.ª Sandra Geada, responsável do Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo e a Dr.ª Sofia Fonseca da Associação Juvenil de Peniche. Foi ouvido o testemunho de uma aluna eslovaca que escolheu o nosso país para aderir a este projeto. Na sua apresentação destacou o que a motivou a inscrever-se neste programa, o porquê de ter escolhido Portugal, o seu trabalho durante a sua estadia e os locais visitados. Foi muito enriquecedor para os nossos alunos ouvirem esta jovem, pois ficou evidente a mais-valia que estes projetos podem constituir na sua formação pessoal, não só como aprendizagem e fonte de conhecimento, mas também como amadurecimento e crescimento, na medida em que são vivenciadas experiências únicas. Também tivemos oportunidade de conhecer mais três jovens recém-chegados, provenientes da França e Itália.

























Ainda nesta semana, a escola teve a visita de uma turma do 3.º ano da Escola do Filtro, recebida pela turma 3.º TAT, que assistiu ao hastear das bandeiras, identificando-as e cantando no final o hino nacional.
Os professores dinamizadores agradecem a reportagem fotográfica levada a cabo pelos alunos do 3.º TM. Bem hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário