quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Colóquio "Rotary e a Juventude"


No dia 25 de setembro, às 10:20h, teve lugar o colóquio subordinado ao tema “Rotary e Juventude”, inserido nas jornadas da juventude deste clube, tendo como oradores o Dr. Paulo Taveira (rotário, presidente das comissões de jovens) e o Eng. Jorge Paulino (rotário, responsável pela direção industrial da Peipen). A apresentação do evento esteve a cargo da presidente do Rotary club de Peniche, D. Rosa Avelar.

O orador começou por explicar o movimento rotário e a missão do clube no mundo, abordando sinteticamente a sua história. Os membros são profissionais de determinadas áreas que se juntam para retribuir à comunidade o que dela receberam: clubes de serviço- trabalham para servir a comunidade. Uma da suas causas consiste na ajuda para erradicar a poliomielite no mundo. Mas a ênfase da comunicação foi colocada nos diversos programas que o clube oferece à juventude:
- Incentivo à criação de clubes jovens “interact”- conhecer a realidade que os rodeia e desenvolver autonomia, participando em atividades para chegar a resultados;
- intercâmbios jovens;
- Bolsas de estudo;
- Prémios a jovens.

Por seu lado, o Eng. Jorge Paulino falou sobre um programa específico “Ryla” (Prémios rotários de liderança juvenil), que consiste no reconhecimento que é atribuído a jovens que se destacam pelas suas lideranças. O programa integra formações sobre lideranças, cidadania e tem também uma componente lúdica, que permite desenvolver não só as ferramentas de comunicação, mas também o espírito de equipa.
De realçar que o público, constituído por 115 jovens de 10.º e 11.º ano da escola, se mostrou interessado e colaborante. A escola agradece o envolvimento e dinamização do Rotary Club de Peniche.



Sem comentários:

Enviar um comentário