No próximo dia 10 de dezembro, assinalam-se 68 anos após a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas continuam a cometer-se constantes atropelos aos direitos humanos. Como dizia Saramago, no discurso aquando da entrega do Nobel da Literatura: " num mundo onde é mais fácil chegar a Marte do que ao nosso semelhante", enquanto houver injustiças, discriminações de toda a ordem (social, racial, sexual, religiosa, económica,etc), temos o dever de refletir sobre esta temática e denunciar as situações.
A nossa convidada, dr.ª Daniela Nascimento, deslocou-se mais uma vez à nossa escola, para nos esclarecer sobre diversas questões. Começou por referir que devemos olhar para os direitos humanos não como algo adquirido, mas em construção. Abordou as suas categorias e níveis de responsabilidade, focando também os princípios da liberdade, igualdade e não-discriminação.
Em duas sessões com as turmas, 1.º AS/IAT, 12.º CT2, 11.º CT2, 2.º TAR e 12.º LH1, a oradora captou a atenção dos alunos com perguntas pertinentes, dando vários exemplos de violação dos direitos humanos em Portugal e no mundo. Assim, cada um saiu mais consciente acerca dos seus direitos e responsabilidades.
Após a sessão a turma 11.º CT2 visionaram um excerto do filme "I have a dream - Martin Luther King" e refletiram sobre a discriminação nos EUA e "os crimes de honra"em vários países.
Sem comentários:
Enviar um comentário