quarta-feira, 18 de março de 2020

Ideias para o Dia do Pai






O Pai é EcoFixe | #FicaEmCasa

ECO-ESCOLAS·QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2020·2 MINUTOS
#EcoEscolasFicaEmCasa | #FicaEmCasa com as Eco-Escolas
Esta iniciativa que a ABAE inicia hoje com “O Pai é EcoFixe”, visa propor, através das escolas e professores, particularmente coordenadores Eco-Escolas, alguns desafios em linha com a ideia de Eco-Escolas virtual, mais virada para as apendizagens em família, mas com propostas canalizadas pelas Eco-Escolas.
Todas as escolas e todas as famílias podem participar.
A ABAE dará depois destaque na página Eco-Escolas às propostas mais criativas.
Dia do Pai | O Pai é EcoFixe
O desafio consiste em construir um brinquedo ou jogo em família, recorrendo a materiais que tenham em casa e possam reutilizar ou reciclar. O objetivo é partilhar, durante, ou depois do Dia do Pai. De 19 a 22 de março.
Apresenta-se como exemplo e inspiração a construção de matraquilhos
Qualquer pai e filho/filha podem participar apesar do desafio ter sido pensado para os mais jovens. Para participar devem:1.Tirar 4 fotografias durante a construção do brinquedo /jogo. Opcionalmente podem também juntar um video até 1 minuto do pai e filho(a) a brincar/jogar.
2. Publicar, usando os hashtags
#EcoEscolasFicaEmCasa #PaiEcoFixe e colocando o tag de @ecoescolas no Facebook ou @ecoescolas_pt no Instagram.

NOTA: No contexto atual, em que as rotinas de todos se alteraram, não queremos deixar enviar uma mensagem de solidariedade para todos, pois todos estamos a ser afetados, mas muito especialmente para aqueles que, devido ao facto de serem “peças” fundamentais na nossa reorganização enquanto comunidade, não podem, como nós, #FicarEmCasa.
Sabemos que nesta lista (enfermeiros, médicos, forças de segurança, abastecimento…etc.), estão também algumas escolas, que têm de continuar a prestar o seu serviço para a comunidade. Para todos os que não podem por estas razões #FicarEmCasa, o nosso muito obrigado!
Mais do que nunca, temos de fazer uso das competências de resiliência e responsabilidade, que há muito já sabemos necessárias para tratar das questões do Ambiente. Hoje é pela nossa Saúde!
E, mais uma vez, está em causa a nossa Sustentabilidade enquanto Comunidade.
#FiqueEmCasa mas não deixe as Eco-Escolas lá fora!
Cuide de si, cuide de todos nós!

O isolamento não nos retira a liberdade de pensamento..nem a possibilidade de viajar


“O isolamento não nos retira a liberdade de pensamento… Nem a possibilidade de viajar”
Entre testes/relatórios para ver e indicações para alunos, viajo através das fotografias e da leitura. Agora estou na Ilha de Komodo com David Attenborough (“Aventuras de um Jovem Naturalista”).
Troço costeiro Paimogo-Praia da Areia Branca, 26 de dezembro de 2018
Prof. Francisco Félix

terça-feira, 17 de março de 2020

Atualização da Parede Económica





A Europa vai à escola: #EUANDME

No dia 12 de março, pelas 11h20 decorreu, no auditório, uma sessão conduzida pela Dr.ª Sandra Geada- CIED Oeste e Lezíria de Tejo que teve em vista divulgar oportunidades de intercâmbio estudantil nos países membros da UE, esclarecendo sobre os principais objetivos das mesmas, vantagens daí decorrentes e também os contactos disponíveis para obter mais informações. Os alunos colocaram questões pertinentes e mostraram interesse ao longo da sessão.





segunda-feira, 16 de março de 2020

Imagem da Casa das ciências



TÍTULO
Sobre a Formação do Cabo Carvoeiro

AUTOR
Francisco Félix

EDITOR
Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
DESCRIÇÃO
Para além de um cenário fantástico, a imagem mostra um setor da formação do Cabo Carvoeiro – unidade gerada quando a Berlenga já seria uma ilha, e que devido à sua natureza sedimentológica, é exclusiva de Peniche (Duarte, 2020). A presença do Arquipélago das Berlengas no horizonte possibilitará a materialização de aspetos associados à génese da Bacia Lusitânica. Está também evidenciada a estratificação oblíqua (ou entrecruzada) nas bancadas calcárias do Jurássico Inferior, que possuem um importante conteúdo fossilífero. Este troço do campo de lapiás do Cabo Carvoeiro possibilitará a exploração de conceitos associados às paisagens cársicas. Fotografia captada com a autorização do pescador.