sábado, 11 de setembro de 2021

Banco de imagens - Casa das Ciências

 


TÍTULO
Baleia-sardinheira
AUTOR
Francisco Félix
EDITOR
Francisco Álvares

DESCRIÇÃO

Imagem captada a partir de embarcação marítimo-turística aquando de participação numa atividade observação de cetáceos. A baleia-sardinheira apresenta coloração cinzenta, com zona ventral mais esbranquiçada, merecendo destaque a proeminente barbatana dorsal falciforme. Esta espécie possui uma única crista no topo da cabeça, ao contrário da baleia de Bryde que tem três cristas paralelas. Em termos didático-pedagógicos a fotografia presta-se a diferentes usos, com destaque para a caracterização de mamíferos marinhos, importância de da preservação dos oceanos e potencialidades turísticas associadas. O fascínio exercido por este tipo de animais na espécie humana constitui uma motivação para o envolvimento dos alunos na valorização dos recursos biológicos marinhos.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Concurso Programa Eco-Escolas

 


O aluno Vasco Xavier (11.º CT2, Escola Secundária de Peniche) obteve menção honrosa em concurso promovido pelo Programa Eco-Escolas, no âmbito do desafio “Brigada da Floresta 2021", modalidade “A Minha Árvore Nativa" - Desenho de uma Árvore Nativa de Portugal, com a representação de um pormenor da mesma (folha, flor, fruto).
O Vasco optou pelo desenho de uma azinheira.
Muitos parabéns.

Prof. Francisco Félix

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Valter Hugo Mãe - Prémio do Romance e Novela



O escritor Valter Hugo Mãe é o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores/DGLAB), pela obra "Contra mim" (Porto Editora).

Na acta, o júri fundamenta: “…Contra mim, de Valter Hugo Mãe, merecedor do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB 2020 pela qualidade de construção narrativa, na cuidada arquitectura do texto, e pela expressividade poética da linguagem, na poderosa evocação de tempos e de lugares da infância. Esta escrita recria, sensível e ironicamente, o olhar comovido da criança, na descoberta do mundo e das palavras, e nesse gesto de resgate podemos ler a projecção de um autor a desenhar-se perante os seus leitores. ”
Valter Hugo Mãe recebeu já vários prémios, de que se destacam o Prémio José Saramago, ou o Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano, e Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano.





terça-feira, 15 de junho de 2021

XI edição do Palmo e Meio de Leituras






Este ano teríamos a XI Edição do Palmo e Meio de Leituras, concurso de leitura em voz alta, destinado aos alunos do 1º ciclo do Concelho de Peniche.

Esta iniciativa decorre no âmbito do trabalho conjunto desenvolvido entre a Biblioteca Municipal de Peniche, a Biblioteca da ESTM (Campus 4 – IPL) e as bibliotecas do Concelho pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Em virtude da pandemia de Covid19, e tal como em 2020, não a realizaremos de forma presencial, mas online. Para tal, os alunos do 4º ano das Escolas do Concelho de Peniche foram desafiados a ler e ilustrar três fábulas de La Fontaine – “O velho, o rapaz e o burro”, “A cigarra e a formiga” e “ O corvo e a raposa”.

O resultado deste trabalho poderá ser visto em formato vídeo, a ser divulgado nas plataformas online (sites e páginas FB) dos elementos organizadores e parceiros -Agrupamentos de Escolas do Concelho de Peniche, Escola Secundária de Peniche, Município de Peniche e Politécnico de Leiria - no próximo dia 18 de junho, pelas 20h30.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Dia de Portugal

 Dia de Portugal (10 Junho)

Miguel Torga
Viagem
É o vento que me leva.
O vento lusitano.
É este sopro humano
Universal
Que enfuna a inquietação de Portugal.
É esta fúria de loucura mansa
Que tudo alcança
Sem alcançar.
Que vai de céu em céu,
De mar em mar,
Até nunca chegar.
E esta tentação de me encontrar
Mais rico de amargura
Nas pausas da ventura
De me procurar...
Ler mais: https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?