Este apontamento tem como objetivo dar a conhecer a visita guiada efetuada à exposição, dinamizada pela sua autora, a bióloga Elisabete Silva, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Nesta sessão, realizada na manhã de 4 de março, participou a turma 3.º TAR, Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural.
Depois de a professora bibliotecária, Maria José Gonçalves, ter apresentado a convidada, Elisabete Silva procedeu ao enquadramento da mostra, tendo realçado o trabalho desenvolvido pela SPEA neste contexto. Referiu que foram desenvolvidas e testadas, a bordo de embarcações de pesca, medidas inovadoras para as redes de emalhar e palangre, no sentido de se evitarem ao máximo as capturas acidentais de aves marinhas. Segundo a investigadora, o “papagaio afugentador” produziu resultados mais satisfatórios do que os outros dispositivos. Sublinhe-se que foram mostrados os utensílios usados nas artes de pesca, que de alguma forma contribuem para preservar a avifauna. De seguida, a bióloga falou sobre as diferentes fotografias expostas, destacando singularidades das aves marinhas, assim como a vivência a bordo das embarcações de pesca. A temática foi completada no laboratório de Biologia, recorrendo-se à apresentação de pequenos vídeos. A sessão terminou com a entrega de uma pequena lembrança à dinamizadora da ação.
Os alunos fizeram um balanço extremamente positivo da iniciativa, colaborando na discussão das temáticas e colocando questões pertinentes.
Note-se que o conjunto fotográfico referenciado serviu para outros contextos didático-pedagógicos, criando-se assim ambientes de aprendizagem diversificados. Fica mais uma vez evidenciado o potencial formativo deste tipo de eventos em contexto escolar.
A organização do evento agradece a disponibilidade e o empenho da Dra. Elisabete Silva para a concretização de mais uma jornada de cariz ambiental e também todo o apoio da SPEA.
Acrescente-se que a atividade referenciada resultou de mais um trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar, os programas ambientais da Secundária de Peniche e a SPEA. Ótimos parceiros.
Conforme já foi divulgado a exposição estará patente até ao dia 18 de março na biblioteca da Escola Secundária de Peniche. No espaço, existe também um quiosque digital suscetível de ser explorado pelos visitantes. Entretanto a mostra transitará para outra escola da cidade.
O coordenador dos programas ambientais Eco-Escolas e Escola Azul
Francisco Fidalgo Félix
Sem comentários:
Enviar um comentário