quarta-feira, 9 de março de 2022

Semana da LÊTUrA - Sessão de Poesia

 segunda-feira - 7|03  Sessão de Poesia -  auditório

Clique para ver fotos


Numa sessão bastante informal e descontraída, procurou-se saborear a palavra poética dita, cantada, declamada ou em articulação com a pintura.

Após a apresentação dos convidados (clique nas fotos para ouvir), começamos com o poema "Porque", de Sophia de Mello Breyner Andresen, cantado pela Anabela Balacó.

Clique nas fotos para ver o vídeo



Mas brindou-nos ainda com o poema "Liberdade" de Sónia Balacó.


A nossa Presidente da CAP, Teresa Carvalho, mimoseou-nos com uns versos, bem ao sabor popular da nossa tradição oral portuguesa.



O professor, Noel Leopoldo, optou por um dos seus poetas portugueses surrealistas favoritos, Alexandre O' Neill.
A bibliotecária Municipal, Ângela Malheiros, desta feita, apresentou dois poemas , "A rua das rimas", de Guilherme de Oliveira e " Uma forma de despedir", de Ruy Belo.


O professor Diniz disse um texto, inspirado em Saramago, mas da sua própria autoria.


O professor Paulo Franco, como não podia deixar de ser, tocou e cantou uma música de Caetano Veloso, destacando o papel da arte/cultura na nossa formação e a falta de conhecimento sobre a música brasileira, que não  a carnavalesca.


Vários alunos das turmas presentes, 10.º CT1, LH1, LH/AV, CT3 e 3.º TAR apresentaram poemas, percorrendo a poesia trovadoresca, passando por Fernando Pessoa até António Lobo Antunes. Outros, mais inspirados, proferiram poemas da sua autoria. Fica aqui o registo da participação de duas alunas do 12.º LH2 com o poema "Magnificat" de Álvaro de Campos.




O professor João Moreira optou pela apresentação do quadro "Guernica" de Picasso e convidou os alunos a lerem, nas missivas que lhes chegaram " via avião", o poema com o mesmo nome, de Carlos de Oliveira, dividido em 10 partes.




A equipa da BE/CRE agradece o envolvimento de todos, mas, em especial, o dos alunos e professores presentes, bem como as assistentes Anabela, Catarina e Marcelina, sem as quais esta reportagem não seria possível. BEM-HAJAM!














Sem comentários:

Enviar um comentário