Um pequeno grupo de cientistas na Escola Secundária de Peniche
No âmbito da comemoração da semana da cultura científica, os professores do grupo de Física e Química propuseram a alguns alunos que dessem a conhecer à comunidade escolar, o que ia sendo feito em algumas das aulas de laboratório.
Assim os alunos, organizados em grupos e em tarefas diferentes, desenvolveram o seu trabalho na forma de cartazes, que ficarão expostos na biblioteca da nossa escola do dia 22 a 26 de novembro (semana da cultura científica).
Os trabalhos incidiam sobre 3 atividades de laboratório e sobre um equipamento colocado na nossa escola que contém 5 sensores.
Duas das atividades eram do 10.º ano e uma envolvia muita água, suas gotas e os “horríveis” cálculos matemáticos, enquanto na outra espreitávamos chamas coloridas a “olho nu” ou colocando o olho a espreitar através de um espetroscópio de bolso. Já os alunos do 12.º ano quiseram mostrar-nos como se pode fazer a reciclagem do cobre num ciclo de reações químicas.
O trabalho desenvolvido sobre os sensores colocados na parte exterior da escola, permite mostrar as grandezas medidas: a quantidade de partículas existente no ar (até 2,5 mg/m3 e até 10 mg/m3), a temperatura do ar (ºC), a pressão atmosférica (hPa) e a humidade do ar (%H).
Resta-me agradecer a todos os alunos do 10.º CT2, 10.º CT3 e 12º CT2, que se envolveram com brio nas tarefas propostas e com responsabilidade no cumprimento de prazos de entrega.
(Prof. Pedro Cruz)
Nas disciplinas de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos) e Biologia (12.º ano), pretendendo-se aprofundar o conhecimento científico e estimular nos alunos o interesse pela Cultura Científica, foram visionados filmes que abordam temáticas relacionadas com os conteúdos programáticos lecionados: No 10.º ano, “O Rapaz Que Prendeu o Vento”; no 11.º ano, “O segredo de Darwin” e no 12.º ano, "Outbreak, fora de controlo". A partir do conteúdo dos filmes serão efetuadas reflexões e elaborados trabalhos.
Também a a investigadora, da ESTM, Joaquina Pinheiro, se dirigiu aos alunos de 12.º ano de CT, abordando a importância da Alimentação Mediterrânica e o desenvolvimento de novos produtos através da valorização dos recursos marinhos da Região Oeste, contruindo, posteriormente pósteres alusivoa à temática.
Atividades enquadradas também no âmbito da EpS, do Programa Eco-escolas e Escola Azul.
Sem comentários:
Enviar um comentário